Concelho: Covilhã
Distrito: Castelo Branco
Cortes do Meio refugia-se nas margens da sua ribeira semiglaciar, na vertente sul da Serra da Estrela, ribeira essa que pinta de azul os majestosos fragões que, atentamente, observamos a partir de qualquer ponto da aldeia.
A 15 km da Covilhã, a freguesia de Cortes do Meio estende-se desde o planalto das Penhas da Saúde até à verde planície do Ourondinho, a que correspondem 5 mil hectares de repousante beleza e colossal grandiosidade.
A esta Freguesia pertencem os lugares da Bouça, Cortes de Baixo, Ourondinho e Penhas da Saúde. Encaixada entre Unhais da Serra, Paul, Peso, Tortosendo, Vila do Carvalho, Manteigas e Covilhã, Cortes do Meio insurge-se através do encanto dos seus contrastes, observáveis por entre as encostas e os profundos vales que escondem segredos.
Pontos de interesse:
Igreja Matriz de S. Roque, Cortes do Meio. Capela de Nossa Senhora do Carmo, Cortes do Meio. Capela de S. José, Bouça. Capela de Santo António, Cortes de Baixo. Alminhas, Bouça. Nicho, Cortes do Meio. Cruzeiros, Cortes de Baixo, Ourondinho e Alto da Salgueira. Ruínas do Lagar de Azeite, Cortes do Meio. Moinhos Fonte dos Calções, Bouça. Fonte das Três Bicas Fonte de Santo António, Cortes de Baixo. Fábrica, Cortes do Meio. Ponte Antiga, Cortes de Baixo.
|